Robô bípede capaz de transportar mais de 100kg

Robô bípede capaz de transportar mais de 100kg

21 de Setembro de 2010 2 Por Tiago

Pesquisadores do fuRo (uma divisão do Instituto de Tecnologia de Chiba) têm vindo a desenvolver um veículo protótipo bípede capaz de transportas até 100kg. Este projecto teve início em 2009 e tem vindo a ser desenvolvido por Takayuki Furuta, Director do fuRo.

Baptizado com o nome Core, este robô pertence à mesma categoria dos robôs da Toyota i-foot, como o HUBO FX-1 por exemplo, mas com mais 40kg de capacidade de transporte. O robô mede aproximadamente 2 m de altura e pesa 230 kg, e foi especialmente desenvolvido para absorver 80% do impacto com o solo, quando esta a caminhar.

Foram também desenvolvidos, potentes motores de 1.200W – 3.000W, especificamente projectados para o robô caminhar, com sensores magnéticos de ângulo absoluto, ao contrário de um comum motor comercializado.

Takayuki revelou que a sua inspiração se deve a Astro Boy, com apenas 3 anos já sonhava ser médico de robôs. Mais tarde, com apena 14 anos viu-se preso numa cadeira de rodas devido a uma doença na medula espinhal. Desde aí que o seu maior sonho é construir um par de pernas robô, para transporte. Felizmente Takayuki recuperou a sua capacidade de andar iniciou a sua carreira em pesquisa robótica. Tendo desenvolvido o Mk. 5 em 2000, um pequeno robô bípede humanóide, e em 2002 após mais algumas evoluções, sua equipa no fuRo havia criado o Morph3.

Ao contrário das pernas, as cadeiras de rodas são limitadas, não permitindo deslocação, para todo e qualquer lugar. Esse problema tem inspirado os investigadores do fuRo a desenvolver veículos com pernas capazes de transportar um ser humano.

Veículos como o Core futuramente poderão facilitar a deslocação de pessoas com problemas de locomoção, permitindo-lhes ter uma vida mais independente.



Fonte: plasticpals.com