Reparar placa-gráfica de computador portátil
Tem experienciado alguns problemas com a imagem do seu computador portátil? Então siga este tutorial para aprender a reparar placa-gráfica de computador portátil.
Grande parte dos computadores portáteis dispõe de uma placa-gráfica soldada directamente na motherboard. Com o aquecimento e arrefecimento dos componentes, as soldas que ligam a gráfica à board, vão-se tornando mais frágeis, até ao ponto de deixar de haver contacto (total ou parcial) entre elas.
Quando isto acontece, o ecrã poderá apresentar as seguintes anomalias:
- Aparecimento de linhas pretas, em toda a extensão do ecrã;
- Imagem em forma de mosaico (quadrados coloridos);
- Ecrã sem imagem;
- Sinais sonoros durante o arranque (bips), indicando avaria da placa-gráfica.
Estes sintomas poderão derivar do problema de contacto, entre soldas. Contudo, devemos fazer o despiste, para ter a certeza se é mesmo este o problema:
- Verifique (caso consiga) se os drivers da placa-gráfica estão correctamente instalados;
- Caso o ecrã não transmita imagem, verifique se o monitor do portátil está avariado. Para tal, ligue o notebook a um monitor externo, através da porta VGA ou HDMI. Se PC transmitir imagem através do monitor externo, então o problema poderá mesmo ser do monitor do portátil;
- Verifique ainda, se o seu computador inicia normalmente (mesmo não transmitindo imagem). Esteja atento ao sinal sonoro, de iniciação do sistema operativo. Caso ouça o som de iniciar, então o problema deverá ser mesmo da placa-gráfica.
Após este despiste será possível diagnosticar qual o problema, mais provável, do seu computador. Se concluir que o problema é da placa-gráfica, deverá passar à sua reparação.
Neste tutorial irei explicar como reparar placa-gráfica de computador portátil. Através do aquecimento do chip gráfico, com um ferro de soldar. O aquecimento permitirá restabelecer o contacto entre as soldas.
Antes de mais, deverá desmontar o seu computador portátil. Veja alguns exemplos, de como desmontar um notebook.
Assim que o seu computador portátil estiver desmontado, siga os seguintes passos para o reparar:
Material necessário para a reparação:
- Conjunto de chaves (tamanhos pequenos) para remover os parafusos;
- Ferro de soldar, para reparar o contacto entre as soldas da gráfica e da board;
- Uma moeda de 1, 2 ou 5 cêntimos. Para aquecer uniformemente e proteger a base de cerâmica do chip, do contacto com o ferro de soldar. Tendo em conta que estas moedas são finas e banhadas a cobre, permitirão conduzir melhor o calor;
- Pasta térmica.
Reparar placa-gráfica de computador portátil
Passo Nº 1:
Após desmontar o PC e remover o cooler por cima dos chips gráfico e processador, identifique a placa-gráfica do seu PC. Cada computador dispõe de uma configuração diferente, no seu interior. Na imagem acima, poderá ver o exemplo de um notebook LG E500.
- Limpe a pasta térmica, por cima dos chips, para identificar a placa-gráfica. Normalmente está escrito a marca e modelo do chip: Nvidia, ATI ou AMD Radeon.
Passo Nº 2:
- Com uma moeda de 1, 2 ou 5 cêntimos (de preferência 1 cêntimo), coloque em cima da base de cerâmica do processador gráfico. Isto permitirá aquecer o chip, sem que o ferro de soldar entre em contacto directo com a base de cerâmica.
Passo Nº 3:
- Assim que o ferro estiver quente, coloque-o em cima da moeda, de forma a aquecer a base em cerâmica e consequentemente as soldas que ligam o chip à board.
- Mantenha o ferro de soldar em cima do chip, durante aproximadamente 3 a 5 minutos;
Passo Nº 4:
- Passado esse tempo, pegue numa chave de fendas como vê na imagem, e faça alguma pressão (não exagerada) sobre a moeda. Esta pressão forçará o contacto entre soldas e os pinos.
- Mantenha a pressão sobre a moeda e o chip e remova o ferro. Deixe o chip arrefecer naturalmente.
- Passados 2, 3 minutos (depois das soldas arrefecerem), poderá deixar de fazer pressão sobre o chip.
Passo Nº 5:
- Após terminar este processo, volte a repetir os passos Nº 3 e Nº 4 (de aquecimento, pressão e arrefecimento), 2 a 3 vezes. Para que as soldas fiquem bem conectadas.
Passo Nº 6:
- Quando terminar, coloque pasta térmica nos chips (placa-gráfica e processador) e volte a montar o PC.
Atenção: caso existam parafusos a fixar o cooler à gráfica, não os aperte em demasia. Ao aperta-los demasiado, pode tornar a board côncava, forçando soldas a desprenderem-se. Aperte, apenas, o suficiente para manter o contacto entre o cooler e a base em cerâmica.
- Ligue o computador e verifique se este já se encontra a funcionar correctamente.
- Caso não esteja a funcionar, volte a repetir o processo.
Caso o PC fique a funcionar correctamente, esta solução poderá não ser definitiva. Poderá ter de repetir este processo novamente, passado um semana, um mês ou até um ano. Isto porque é um problema crónico, destes computadores portáteis.
Relembro que este é um método amador de reparar placa-gráfica de computador portátil e existem outros métodos mais profissionais.
Contudo, penso que compensa o esforço.
Mais Comentado
Formatar e instalar de raiz Windows 7
Windows 7 ISO download
Reparar arranque “BOOTMGR” do Windows 7 e Vista