Investigadores estabelecem novo record mundial de transferência de dados por laser

Investigadores estabelecem novo record mundial de transferência de dados por laser

25 de Maio de 2011 1 Por Tiago

Equipa de investigadores estabelece novo record de velocidade de transferência de dado através de um único laser, batendo uns absurdos 26 terabits de dados por segundo, através de um cabo de fibra ótica.

Para ter uma ideia de quão rápida é esta tecnologia, levaria apenas uma fração de segundo para encher por completo, o disco rígido do seu computador. Estamos a falar de praticamente 1.000 filmes em formato Full HD, copiados literalmente num piscar de olhos.

Em entrevista à BBC, Walfgang Freude o coautor desta tecnologia no Instituto de Tecnologia em Karlsruhe, na Alemanha disse que “Já foi demonstrado uma experiencia de 100 terabits por segundo”. Mas tal tecnologia seria inviável, porque seriam necessários 370 lasers.

Em vez de usar tantos laser, o professor Freude e os seus colegas tem trabalhado numa tecnologia, capaz de valor de transferência idênticos, mas usando apena um laser com pulsos extremamente curtos.

Dentro de cada pulso, existe um determinado número de cores de luz distintas, conhecidas como “pente de frequência”. Quando enviados para um cabo de fibra óptica, estes impulsos misturam-se criando um total de 325 cores diferente, as quais podem ser codificadas com a sua própria sequência de dados.

Infelizmente, esta tecnologia laser de transferência de dados em alta velocidade, está longe de chegar ao mercado. Pelo menos, sabemos que no futuro não iremos perder o nosso precioso tempo, com as aborrecidas transferências.