Entre na Realidade Virtual com os SmartGoggles da Sensics – CES 2012

Entre na Realidade Virtual com os SmartGoggles da Sensics – CES 2012

11 de Janeiro de 2012 3 Por Tiago

A realidade virtual há muito que faz parte do imaginário de muitos de nós, e poder entrar (literalmente) no mundo virtual, será a derradeira meta a nível dos videojogos.

A Realidade Aumentada proporciona uma experiencia virtual totalmente imersiva, juntando ao mundo real detalhes virtuais.Com os óculos inteligentes Natalia da Sensics, o mundo à sua volta poderá torna-se uma mistura de realidade com virtual.

Com os SmartGoggles Natalia da Sensics, é possível fazer quase tudo. A partir dos dois ecrãs LED (individuais para cada olho) SXGA (1280×1024) poderá ver o mundo como nunca viu. E o facto de serem dois ecrãs (um para cada olho) permite que as imagens transmitidas cheguem em formato estereoscópicas 3D.

Nos óculos, foram incorporados ainda: fones stereo, microfone, um sistema que deteta os movimentos da cabeça, 11 camaras que permitem uma visão ampla e alargada do mundo, um sistema de deteção e reconhecimento de gestos e sensores de inercia para reconhecem os movimentos do utilizador (andar, correr, saltar, entre outros).

Dentro do “corpo” de 1,36kg dos SmartGoggles Imersivos Natalia, existe uma CPU dual-Core a 1.2GHz, uma gráfica, 1Gb de memória, o SO Android 4.0 e baterias recarregáveis suficientes para brincar durante cerca de uma hora.

Tudo este hardware é capaz de reconhecer o mundo real, detetar os movimentos do utilizador e do mundo e proporcionar uma experiência virtual e real em simultâneo. Contudo, aconselho a não jogarem no meio da rua com os óculos… correndo o risco de serem atropelados.

A Sensics tem a experiencia de quase uma década, a desenvolver interfaces destes, para fins militares. Atualmente a empresa encontra-se em negociações com os fabricantes, para que até ao final deste ano os óculos Natalia possam chegar ao mercado. O preço não deverá ser muito inferior a 1.000 dólares (cerca de 780 euros).

Fonte: Sensics