Impressionante aeromodelo RC Airbus A380 a jato à escala 1:15

Impressionante aeromodelo RC Airbus A380 a jato à escala 1:15

4 de Dezembro de 2013 1 Por Tiago

O aeromodelismo é um hobby levado muito a serio pelos seus entusiastas suíços. Especialmente Peter Michel, um fanático por aeromodelos, à escala, pilotados por controlo remoto.

No mês passado, durante uma reunião no clube Swiss RC, Peter mostrou seu gigantesco aeromodelo, à escala 1:15, de um Airbus A380-800 da Singapore Airlines de 4m de comprimento, 5.30m de envergadura e 70.8kg de peso.

O modelo é alimentado por quatro turbinas JetCat P120 a jato, em que cada uma é capaz de fornecer cerca de 30 libras de impulso, um “pouco” aquém das 72.000 libras de impulso debitadas por cada motor de um A380 real. Mas nada mau, para um avião 15 vezes mais pequeno que o original.

As semelhanças como o original são notórias, Peter teve em conta todos os respetivos pormenores. Desde o trem de aterragem, à forma invulgar da fuselagem de um Airbus A380.

Infelizmente, o pequeno (mas gigante) modelo RC não partilha da mesma autonomia, de até 18 horas de voo continuo, do original. Isto deve-se ao pequeno tanque de combustível, que apenas consegue armazenar cerca de 9,5 litros, permitindo-lhe permanecer no ar pouco mais de 8 minutos.

O modelo levou cerca de 8 meses a ser construído, aproximadamente 5.000 horas de trabalho, e foi gasto muito isopor e madeira de balsa, para dar forma à aeronave e manter o seu baixo peso.

Uma coisa teremos de admitir, para um aeromodelo RC, esta réplica é incrivelmente realista. Desde o som e aspeto, até ao descolar. Fique com o próximo vídeo, onde Peter faz uma demostração de voo no “mini-A380”.

Fonte: RCHelijet News