Radeons HD 7000 entrará em produção a partir da segunda metade do ano?

Radeons HD 7000 entrará em produção a partir da segunda metade do ano?

24 de Fevereiro de 2011 1 Por Tiago

Rumores sugerem que a AMD irá iniciar a produção da nova geração Radeon HD 7000 (com o nome de código Southern Island), já a partir do 2º semestre deste ano.

Em contacto com a Taiwan Semiconductor Manufacturing (TSMC), a AMD pretende iniciar a produção desta nova geração de chips gráficos, recorrendo a um novo método de fabricação, à escala de 28nm.

Apesar de ainda não se saber ao certo, qual o processo específico de produção que irá ser utilizado pela TSMC, o mercado revela-se reticente, relativamente às capacidades atuais da empresa, na utilização da tecnologia High-K Metal Gate. Sendo que este, é um processo mais complexo em comparação com os habituais processos utilizados pela TSMC.

A passagem da atual escala de construção de 40nm, para 28nm dará às novas GPUs Southern Island da AMD, mais espaço para aumentar a contagem de transístores por chip. Isto significa: mais núcleos e maiores velocidades de relógio.

Pouco ou nada se sabe acerca dos novos processadores gráficos AMD. Mas uma coisa é certa, a geração Southern Islands será bastante superior à atual Northern Islands.