Queda livre a mais de 21 Km de altura prepara Daredevil para o recorde mundial

Queda livre a mais de 21 Km de altura prepara Daredevil para o recorde mundial

18 de Março de 2012 1 Por Tiago

Patrocinado pela Red Bull, o paraquedista Daredevil Felix Baumgartner realizou (com sucesso) o primeiro salto de teste, a mais de 21,8 Km de altitude, preparando-se assim, para o desafio de bater o recorde do mundo em queda livre.

Com a ajuda da capsula Red Bull Stratos (impulsionada por um balão de hélio com 30 metros), criada especificamente para este desafio, Daredevil efetuou o salto de teste a mais 21,8 Km de altitude, usando um fato espacial pressurizado. O saltou em queda livre, durou 3 minutos e 43 segundos, chegando mesmo a atingir velocidades na ordem dos 586,4 Km/h.

Este primeiro salto serviu de teste para o verdadeiro desafio que se segue, bater o recorde mundial em queda livre, fixado em 1960 por Joe Kittinger, capitão da Força Aérea Norte-Americana. Joe saltou a mais de 31 km de altitude e desde então, ninguém se atreveu a igualar o seu feito.

Se o salto final correr tão bem quanto o salto de teste, Daredevil fará o maior salto em queda livre de sempre, a mais 37 km de altitude. O salto irá ocorrer, por cima da cidade de Roswell, Novo México nos EUA, durante o próximo mês de Julho.

A tal altitude, o paraquedista deverá experienciar temperaturas de -56,6 Graus Celsius e o voo em queda livre deverá durar mais de 5 minutos. Pelo caminho, o paraquedista irá atingir velocidades máximas de 1223 km/h, que desta forma lhe permitirá quebrar a barreira do som sem recorrer a qualquer tipo de impulso adicional.

Via: Discovery News