Quadricópteros aprendem a tocar a música do James Bond

Quadricópteros aprendem a tocar a música do James Bond

2 de Março de 2012 1 Por Tiago

Depois de todos os vídeos com que o laboratório da Universidade Geral de Robótica, Automação, Deteção e Perceção da Pensilvânia (GRASP) nos tem presenteado, mostrando as capacidades dos seus quadricópetros, não admira que estes até já tenham aprendido música.

Apresentado na conferência TED2012, realizada na Califórnia, EUA, este novo vídeo mostra como as pequenas aeronaves de quatro rotores, são capazes de (em conjunto) tocar o tema mais conhecido dos filmes do James Bond (com instrumentos verdadeiros).

A sala onde os quadricópteros “atuaram” estava equipada com luzes infravermelhas e câmaras. Cada uma destas pequenas aeronaves dispõe de refletores, para refletir a luz diretamente para câmara, permitindo ao sistema saber as suas posições.

Através deste sistema é possível transmitir a informação, através de wireless, para cada um do robôs, dando-lhes a conhecer a sua localização, bem como a localização dos restantes companheiros.

Foi atribuído um conjunto de pontos de passagem, num determinado espaço tridimensional a cada um do quadricópteros, para que cada um dos destes pudesse chegar a um preciso ponto, no tempo exato.

Apesar de essas coordenadas terem sido pré-programadas pelos investigadores, coube a cada robô determinar a forma de as alcançar (no período de tempo programado), sem (claro está) perturbar as restantes unidades.

Apesar de este vídeo (a baixo) ser muito interessante e divertido visualmente, as aplicações práticas destes exercícios poderão ser muito mais vastas. Estes avanços poderão ajudar os quadricópteros a tornarem-se ainda mais autónomos, para desempenhar funções importantes em situações críticas, como desastres por exemplo.

Fonte: Universidade da Pensilvânia