Quadricóptero AR.Drone da Parrot no CES

Quadricóptero AR.Drone da Parrot no CES

22 de Janeiro de 2010 0 Por Tiago

O CES “Consumer Electronics Show”, realizado em Las Vegas, mostrou ao mundo a tendência da tecnologia para 2010. Sendo esta uma das maiores feiras de tecnologia do mundo, a CES faz a delícias dos seus visitantes com incríveis inovações tecnológicas, e premeia as melhores, nas suas categorias.

Este ano uma das novidades foi este incrível helicóptero de quatro hélices, o AR.Drone, uma inovação da Parrot (empresa Francesa que tem investido no mercado dos Gadgets Wireless).

Este helicóptero pode ser controlado por WiFi, através de um iPod Touch ou iPhone e para isso basta instalar um programa, que deverá ser fornecido com este helicóptero.

O mais impressionante neste brinquedo é a possibilidade de fazer combates aéreos virtuais através do iPod Touch ou iPhone. Existem dois modos de jogo diferentes: atrevés de uma rede WiFi (sozinho ou com outras pessoas) ou então contra robots virtuais.

Este brinquedo é feito de fibra de carbono e plástico de alta resistência e é composto por duas cameras. A primeira camera situa-se na base e está ligada a uma unidade de medição de inércia, que é capaz de determinar a velocidade do aparelho e tornar o vôo estável, mesmo quando há vento. Segundo a Parrot é a primeira vez que esta tecnologia é aplicada ao universo dos jogos, quando anteriormenta era apenas para  fins profissionais e militares. A segunda camera situa-se na frente do quadricóptero, transmitindo em directo para o iPhone ou iPod Touch.

O AR.Drone é alimentado por baterias LiPo, em vez das convencionais Lithiom-ion, que apesar de mais caras, são mais leves. Os testes revelaram uma autonomia de apenas 15 min, esperemos por melhores baterias. Podendo atingir velocidades de 18 km/h, o AR.Drone tem uma protecção em volta da sua estrutura e hélices, para evitar estragos no aparelho, mas que é facilmente removível. Medindo 52,5×51,5cm com protecção e 45x29cm sem protecção. Tem ainda um Altímetro Ultra-som, cujos sensores servem para medir e estabilizar o aparelho em altura.

A comercialização deste aparelho está prevista para este ano.