Quadricóptero com garra mecânica imita águia

Partilhar
Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email

No Laboratório GRASP, da Universidade da Pensilvânia, Justin Thomas e a sua equipa de investigação, desenvolveram um robô voador, com uma garra mecânica, capaz de apanhar objetos em pleno voo.

Este grupo de alunos inspirou-se em predadores naturais, como águia, para desenvolver esta tecnologia. A garra é constituída por três dedos, criado a partir de uma impressora 3D. A equipa programou o quadricóptero, para imitar os movimentos de uma águia, quando ataca a sua presa em voo picado.

Graças a Thomas e os seus colegas de turma, a pequena aeronave e capaz de agarrar objetos, a uma impressionante velocidade de nove movimentos corporais por segundo. Depois de agarrar o objeto, a alta velocidade, o quadricóptero é capaz ainda de se manter em voo e de o transportar com sucesso.

No futuro, asta tecnologia poderá ter inúmeras aplicações práticas. Como por exemplo: ajudar as autoridades em missões de salvamento, transporte de mercadorias (para zonas de difícil acesso por terra), entre outros. Contudo, na maioria das hipóteses as pequenas aeronaves não têm tamanho, nem impulsão suficientes, para efetuar trabalhos pesados.

Talvez um dia, alguma empresa se lembre de construir quadricópetros suficientemente grandes e potentes, para transportar pessoas, ou até cargas mais pesadas. Fique com o próximo vídeo, e veja a garra em ação.

Fonte & Créditos de imagem: Laboratório GRASP

Partilhar
Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email
Artigos Relacionados
Comentários