Projeto Mars One – 2023 será o ano que iniciaremos a colonização de Marte

Projeto Mars One – 2023 será o ano que iniciaremos a colonização de Marte

7 de Junho de 2012 1 Por Tiago

Já se imaginou a viver em Marte para o resto da sua vida? Se sim, o Projeto Mars One poderá proporcionar-lhe esse desejo, a partir do ano 2023.

O objetivo da missão é enviar uma tripulação de 4 astronautas, escolhidos entre 40 possíveis candidatos, “que se sintam à altura do desafio”. Qualquer um se pode candidatar e o processo de seleção começará já no próximo ano.

Os quatro felizes contemplados irão viver todos juntos, num habitat simulado, em uma das planícies áridas do planeta vermelho. A experiência de viver em Marte será idêntica à de viver na Estação Espacial Internacional (EEI), mas com menos isolamento.

O Projeto Mars One já se encontra devidamente planeado e detalhado, e seguirá a seguinte ordem cronológica:

  • Em 2016, será enviada a primeira unidade de abastecimento (que levará 5.500 kg de alimentos) e um veículo de comunicações. Estes irão fazer a viagem interplanetária em menos de 10 meses.
  • Em 2018, vai ser enviado um grande veículo robótico (Rover), para explorar e identificar, a melhor área possível para estabelecer a colónia, na sua longa jornada.
  • Em 2020, serão enviadas a duas unidade para viver, duas unidades de suporte à vida, mais uma unidade de abastecimento e um segundo Rover. Juntos, os dois Rovers irão construir e preparar o habitat, para a chegada da tripulação em 2023.
  • A tripulação irá partir da Terra, em Setembro de 2022 e chegará a Marte em Abril de 2023, onde permanecerão o resto das suas vidas, ou pelo menos assim está previsto.

Este é um projeto ambicioso, que requer um enorme esfoço financeiro e a colaboração de várias companhias aeroespaciais de todo mundo. Bas Lansdorp, a mente por de trás do Projeto Mars One, acredita que este será o “maior evento média de sempre” e que isso ajudará no financiamento.

“O projeto já recebeu o apoio de Paul Römer, o cofundador e produtor executivo do programa Big Brother.”

Todos na Terra terão a oportunidade de assistir (em direto) à preparação do projeto, como se de uma nova temporada do programa Big Brother se tratasse. Mas mais interessante, do meu ponto de vista.

Fique com o vídeo de apresentação do Projeto Mars One.

Fonte: Mars Project One