Processadores Intel Westmere com 10 Núcleos

Processadores Intel Westmere com 10 Núcleos

24 de Junho de 2010 4 Por Tiago

A Intel anunciou que vai apresentar a próxima geração de processadores, na conferência Hot Chip 22, que se irá realizar de 22 a 24 de Agosto na universidade de Stanford em Palo Alto, Califórnia. De acordo com o papel apresentado pela Intel no passado Sábado sobre a conferencia, o processador terá o nome de código Westmere-EX e deverá incluir mais cores do que do que o os seus actuais processadores para servidores.

Westmere-EX: A 20 Thread CPU” será o nome da conferência dada pela Intel, e como o nome indica, será uma conferência a falar sobre um processador com 20 Threads. Tal leva-nos a pensar que este processador deverá ter 10 Núcleos. Se fizermos a relação entre os processadores actuais da Intel, que correm 2 Thread (numero de Núcleos lógicos) por cada Núcleo (numero de Núcleos físicos), chegamos à conclusão de que os processadores Westmere-EX deverão ter 10 Núcleos físicos.

Os novos processadores Intel Westmere serão construídos com base na arquitectura de 32-nanómetros, que vão substituir os actuais Nehalem-EX a partir do próximo ano.

De acordo com a agenda, a IBM irá falar acerca da nova geração “System z microprocessor”, e a AMD irá falar da nova geração da arquitectura high-end para desktops e servidores com o nome de código Bulldozer e a microarquitectura Bobcat para portáteis leves e finos e dispositivos de baixas potencia.