Primeiros chips NAND com 20 nanómetros da Samsung

Primeiros chips NAND com 20 nanómetros da Samsung

19 de Abril de 2010 2 Por Tiago

A Samsung anunciou hoje a primeira produção de chips NAND de classe Secure Digital (SD) de 20 nanómetros (nm), para cartões de memória e memórias embutidas. Esta tecnologia irá permitir que as empresas expandam os cartões de memória para smart phones, aplicações TI high-end e cartões de memória de alto desempenho.

O presidente da divisão de memórias da Samsung Electronics, já se prenunciou dizendo: “Em apenas um ano após o início da produção de 30nm-class NAND, Samsung disponibilizou a próxima geração de 20nm NAND nó de classe, o que ultrapassa a maioria dos requisitos dos clientes de alta performance e de alta densidade, de soluções baseadas na tecnologia NAND. Acrescentou ainda: “O novo 20nm NAND de classe não é apenas um passo significativo no processo de design, mas nós incorporamos tecnologias avançadas para permitir inovações substâncias no desempenho.”

A Samsung refere ainda que a classe 20nm NAND MLC tem um nível de produtividade, 50 por cento maior do que a classe 30nm NAND MLC, é de 30 por cento mais rápido e uma velocidade de classe 10 (velocidade de leitura de 20MB / s, velocidade de escrita de 10MB / s). Mesmo assim a Samsung garante que os níveis de fiabilidade são comparáveis à da classe 30nm NAND.

Amostras de cartões SD de 32GB 20nm NAND estão a ser enviadas para os clientes, a Samsung prevê expandir a produção ainda este ano. Os cartões de memória baseados em 20nm estarão disponíveis a partir de 4GB até 64GB.

Fonte: Samsung.com