Cientistas efetuam o primeiro teletransporte quântico de luz bem-sucedido

Cientistas efetuam o primeiro teletransporte quântico de luz bem-sucedido

20 de Abril de 2011 0 Por Tiago

Pela primeira vez na história da humanidade, um grupo de investigadores, foi bem-sucedido na difícil tarefa de teletransportar um conjunto complexo de dados quânticos (qubits), em forma de luz.

Este feito histórico, deve-se a uma equipe constituída por cientista australianos e japoneses, que tiveram de ultrapassar os comuns problemas de perda de dados e baixo desempenho, para por fim obter, uma teletransportação ultrarrápida e estável de qubits.

Para enviar os qubits, estes primeiro têm de ser destruídos para serem enviados, sendo novamente reconstruídos do outro lado (tudo acontece instantaneamente). O processo decorre sem complicações, porque os cientistas descobriram uma forma de teletransportar os dados sem afetar a sua superposição.

Esta descoberta, deixa-nos um passo mais próximos da tão desejada comunicação quântica segura, de alta velocidade.

Com toda esta conversa acerca da teletransportação e superposição, não consigo evitar de pensar na saudosa série Star Trek, que usava basicamente o mesmo método para teletransportar instantaneamente, os tripulantes da nave Enterprise para outros locais.

Talvez o futuro da teletransportação quântica esteja mais próximo do que julgamos, pelo menos, no que diz respeito à computação quântica.