Premiere  do ASIMO na Sérvia

Premiere do ASIMO na Sérvia

17 de Outubro de 2012 0 Por Tiago

ASIMO visitou Belgrado no final de setembro, aparecendo como a estrela convidada do festival  “Days of Future: Robótica”. Este é o primeiro festival de ciência popular nos Balcãs Ocidentais dedicados inteiramente aos robôs, e foi organizado pelo Centro de Promoção da Ciência, em associação com a Escola de Engenharia Elétrica da Universidade de Belgrado.

Foi também a primeira vez que o ASIMO visitou a Sérvia, e milhares de pessoas de todo o País tiveram a oportunidade de ver o robô mais avançado do mundo humanóide em ação. Todos os 10.000 lugares disponíveis para ver ASIMO “vendido” em apenas quatro dias.

Durante sua estadia em Belgrado, o ASIMO foi até entrevistado pelo famoso apresentador de TV nacional Zoran Stanojevic na estação RTS da Televisão sérvia.

Performances do ASIMO foram realizadas em sala de concertos da cidade de Kolarac de 24 a 26 de setembro, com um total de 13 apresentações durante o período de três dias. Cada um dos espetáculos ofereceu uma oportunidade para os visitantes de ver os mais recentes avanços da Honda no campo da robótica humanóide. Estes incluíram a capacidade do ASIMO para correr, chutar uma bola, dar e receber objetos e responder a comandos de voz, todos exibindo sua agilidade superior e movimento.

O festival vai até 15 de outubro e inclui uma série de palestras públicas, exibições de filmes e oficinas.

Sobre a Honda:

A Honda Motor Company, Ltd é uma empresa pública multinacional japonesa conhecida principalmente como fabricante de automóveis e motocicletas.

Honda tem sido fabricante mundial de motocicletas desde 1959, bem como a maior fabricante mundial de motores de combustão interna, medidos em volume, produzindo mais de 14 milhões de motores de combustão interna a cada ano.  A Honda foi a sétima maior fabricante de automóveis do mundo, atrás Toyota, General Motors, Volkswagen AG, a Hyundai Motor Group, Ford e Nissan, em 2010. O automóvel modelo Civic foi eleito o predileto das mulheres na categoria Carro Econômico pelo Women’s World Car of the Year 2012.