Investigadores portugueses inventam Wikipédia para pautas de música

Um grupo de investigadores Portuguese, da Universidade do Minho, está desenvolver uma plataforma idêntica ao Wikipédia, para edição cooperativa e partilha de pautas musicais na Web.

Esta nova plataforma chamada WikiSore será apresentada da 16ª Conferencia Internacional de Publicações Eletrónicas, que está a decorre no Pólo de Guimarães da Universidade do Minho, entre ontem e hoje.

A WikiScore foi desenvolvida para poder ser utilizada por todo o tipo de pessoas, provenientes de qualquer parte do mundo, sejam estas profissionais de música ou mesmo amadoras.

Desenvolvido pelo Departamento de Informática da Universidade do Minho, a plataforma irá disponibilizar ferramentas que permitem a transcrição simultânea de obras musicais, por várias pessoas ao mesmo tempo.

A plataforma WikiScore disponibilizará ainda uma ferramenta capaz de converter as pautas de música em sons, convertendo-as para formato MIDI. Será ainda disponibilizado um fórum, que facilitará a discussão aberta entre a comunidade de músicos da WikiScore.

Plataformas como a WikiScore são sempre bem-vindas ao mundo da Web, especialmente quando são criadas em Portugal, por portugueses.

Fonte: Wiki::Score
Via: EXAME INFORMÁTICA