Pneu conceptual BHO3 da Goodyear gera eletricidade

Pneu conceptual BHO3 da Goodyear gera eletricidade

18 de Março de 2015 0 Por Tiago

A Goodyear, fabricante de pneus, apresentou recentemente um novo conceito para o futuro. BHO3 é um pneu capaz de gera eletricidade, através da transformação de calor e movimento em corrente elétrica, estando este em movimento ou mesmo parado.

É inegável o sucesso dos veículos de transporte, na história da humanidade. Igualmente inegável, é a sua ineficiência energética. Atualmente, novas tecnologias tendem a minimizar essa ineficiência. É o caso do pneu BHO3, apresentado no 85º Salão Internacional do Automóvel de Genebra.

O BHO3 funciona através da conversão de calor e movimento, em eletricidade. Graças a uma textura “ultrapreto”, que absorve a luz e calor.

Os pneus dos carros ficam mais quentes, tanto através de fricção (durante a condução) como quando expostos ao Sol. O problema era conseguir que o próprio pneu transformasse esse calor em eletricidade.

Para isso, o BHO3 é forrado com um padrão, estilo de rede de pesca, de um material termo/piezoelétrico. Esta rede transforma o calor em corrente elétrica. As propriedades piezoelétricas também lhe permitem absorver energia através da deformação, durante a condução.

Para impedir que o pneu sobreaqueça, foi implementado um sistema de refrigeração, nas paredes laterais do pneu.

De acordo com a Goodyear, esta rede possui ainda um recurso extra. Tendo em conta que o pneu é um apoio estrutural, em caso de furo este poderá continuar a viajar a 80 km/h, durante 80 km (50 km), melhorando ainda a sua resistência à rodagem.

Como referi anteriormente, este pneu é ainda um conceito. Desta forma, ainda não foram realizados testes de ganhos e desempenho desta tecnologia. Contudo, espera-se um apoio extra (significativo), para o aumento da autonomia dos futuros carros elétricos, ou híbridos.

Deixe-se ficar com o vídeo de demonstração do BHO3.

Fonte: Goodyear