PC com ecrã transparente OLED da Microsoft permite ver e “tocar” em ficheiros 3D

PC com ecrã transparente OLED da Microsoft permite ver e “tocar” em ficheiros 3D

29 de Fevereiro de 2012 1 Por Tiago

Dois investigadores do programa de Ciências Aplicadas da Microsoft criaram um computador com ecrã transparente, capaz de proporciona imagens com profundidade 3D, permitindo ao mesmo tempo tocar (virtualmente) nos seus ficheiros e aplicações Windows.

Jinha Lee e Cati Boulanger são os investigadores e criadores deste interessante projeto, chamado “ver através do computador”, que tem causado alguma sensação no meio tecnológico.

O sistema funciona de forma ligeiramente diferente, da dos computadores normais. Apesar de manter um teclado (físico), o utilizador faz uso das suas próprias mãos para navegar (virtualmente) pelo sistema operativo.

Ao colocar as mãos por de trás do ecrã transparente OLED, o utilizador poderá interagir com o sistema, abrindo, movendo ou arrastando as pastas e ficheiros dentro desta janela virtual.

Com a ajuda do senso de profundidade Kinect será possível ao utilizador, manipular as pastas e ficheiros do computador, graças ao sistema de rastreamento da posição dos dedos. Desta feita, será possível dispensa a utilização do velhinho rato.

Este PC tem ainda um sistema que rastreia o posicionamento da cabeça do utilizador, proporcionando uma sensação de profundidade 3D, independentemente o ângulo em que a cabeça se encontrar.

Será este o aspeto dos computadores daqui a 5 – 10 anos? O que acha?

Deixe-se ficar com o seguinte vídeo, onde poderá avaliar as diferentes funcionalidades deste computador.