Papel à base de grafeno capaz de andar, dobrar e rodar sozinho

Papel à base de grafeno capaz de andar, dobrar e rodar sozinho

9 de Novembro de 2015 0 Por Tiago

Cientista desenvolvem um tipo de papel, com uma composição à base de grafeno, capaz de se mover por si mesmo. Pode até parecer magia, mas a verdade é muito mais cientifica, por trás deste papel de grafeno autónomo.

Um grupo de investigadores chineses relatou, ao site Science Advances, ter desenvolvido um novo tipo de papel, constituído por óxido de grafeno, capaz de se dobrar, caminhar e rodar sozinho, através de mudanças de temperaturas.

As regiões ativas do papel contraem-se, quando aquecidas com uma luz laser de infravermelhos, e voltam a “relaxar” quando a mesma luz de apaga.

Esta tecnologia, desenvolvida por investigadores da Universidade Donghua em Shanghai na China, foi inspirada na arte de dobragem origami, e é totalmente programável para se autodobrar.

É pouco provável que se comecem já a desenvolver dispositivos com base no papel de grafeno, tendo em conta que a tecnologia está ainda numa fase inicial de desenvolvimento.

Na realidade, esta tecnologia poderá ser utilizada em inúmeros campos, bastando, para isso, que os cientistas deem azo à sua imaginação. Poderão ser desenvolvidos, por exemplo:

  • Sensores de baixo custo, que respondem a mudanças de temperatura, humidade e pH;
  • Músculos artificiais robóticos;
  • Entre muitos outros.

Veja como opera este papel de grafeno, no vídeo já a seguir.

Fonte: Science Advances