Imagem HD panorâmica (360°) interativa de Marte

Imagem HD panorâmica (360°) interativa de Marte

4 de Setembro de 2012 2 Por Tiago

Gostava de dar uma vista de olhos pelas paisagens áridas do planeta Marte? Infelizmente a NASA não está a oferecer viagens gratuitas ao planeta vermelho. No entanto, poderá apreciá-lo através deste panorama interativo, captado através do rover Curiosity.

Panorama, criado pelo fotógrafo dinamarquês Hans Nyber, permite uma visão de 360 graus da zona de aterragem do rover, atrás encontra-se a borda íngreme da Cratera Gale e à frente o Monte Sharp.

Para criar este imersivo panorama, foram utilizadas imagens da NASA captadas pela camara MastCams, de 2 megapixéis, incorporada no Curiosiy.

A imagem foi ajustada para mostras a superfície marciana com o mesmo brilho e cores visíveis na Terra. Esta alteração permite ao geólogos do JPL, identificarem características importantes que no panorama original poderiam escapar, até ao olho mais treinado.

Depois da fase de testes, onde foram testados os vários sistemas, rodas e lasers capazes de fazerem buracos nas rochas marcianas, o robô Curiosity dirige-se agora para leste, em direção ao seu primeiro alvo localizado numa área chamada Glenelg.

Crédito de imagem: NASA/JPL-Caltech/MSSS | Hans Nyberg