Com oxigénio injetável não necessitará de respirar

Com oxigénio injetável não necessitará de respirar

9 de Julho de 2013 2 Por Tiago

Particulas de oxigénio injetadas - 01

Um grupo de investigadores, do Hospital Infantil de Boston, criou uma espécie de micro partículas que podem ser injetadas na corrente sanguínea, para oxigenar o seu sangue. Este avanço permitirá, a qualquer pessoa, viver durante alguns minutos sem respirar.

A ideia não é nova, respirar oxigénio líquido enriquecido é uma das hipóteses, que se coloca há já uns anos. Contudo, esta hipótese tem as suas falhas. Uma delas é a remoção do dióxido de carbono a partir da corrente sanguínea. A outra é a dificuldade que qualquer pessoa tem, em respirar líquido.

No entanto, com uma injeção destas micropartículas, quer possa ou não respirar, permitir-lhe-á manter-se vivo por 15 a 30 minutos, sem ter de inspirar oxigénio.

Particulas de oxigénio injetadas - 02

As partículas são nada mais, nada menos que bolsas de oxigénio numa camada de lípidos, especialmente gorda. Estas, em seguida, são misturadas num líquido que pode ser injetado na corrente sanguínea. Por fim, segundo o Dr. John Kheir do Hospital Infantil de Boston, o “oxigénio é espremido através dos vasos capilares”, possibilitando a troca de oxigénio e dióxido de carbono.

Com a ajuda do oxigénio injetável:

  • Os médicos poderão ganhar alguns minutos, na luta pela sobrevivência de um paciente, que perdeu a capacidade de respirar, durante uma operação.
  • Poderemos nadar durante largos minutos, por baixo de água, sem necessitar de respirar.
  • Socorrer uma pessoa que se engasgou e está temporariamente impedida de respirar.
  • Ou até mesmo, salvar a vida de uma pessoa que está a sofrer um ataque agudo de asma.

Concluindo que esta injeção é segura, espero que os hospitais sejam os primeiros a adotar este novo método de “respirar”. Poderá vir a salvar inúmeras vidas no futuro.

Via: Science Daily
Fonte: Boston Children’s Hospital