Ornitóptero estabelece recorde de voo (alimentado a força humana)

Ornitóptero estabelece recorde de voo (alimentado a força humana)

25 de Setembro de 2010 1 Por Tiago

Foi em agosto deste ano que um grupo de estudantes de engenharia do Canada conseguiram um feito inédito, ao fazer com que um ornitóptero (aeronave que voar devido ao batimento das suas asas) efectua-se o seu primeiro voo movido a força humana. Voou durante apenas 19,3 segundos e percorreu cerca de 145 metros a aproximadamente 26 km/h.

De seu nome Snowbird, este ornitóptero foi construído na Universidade de Toronto, pelos alunos graduados Todd Reichert e Cameron Robertson. Foi Reichert que pilotou a aeronave e teve de suportar uma dieta especial e treino diário, de forma a emagrecer cerca de 8kg.

Pesando 43kg e cerca de 32m de envergadura de asa (comparável a um Boeing 737). Snowbird foi rebocado no ar por um carro, ao mesmo tempo que o piloto manobrava um conjunto de pedais, de forma a fazer bater as asas.

Ao contrário de anteriores tentativas, o grupo Canadiano foi capaz de fornecer dados de telemetria para provar que a nave voou pelos seus próprios meios. Agora só falta a confirmação dos dados por parte da Federação Aeronáutica Internacional, para que o ornitóptero receba o prémio para o mais longo voo sustentado, movido pela força humana.