Grupo de investigadores cria o computador mais pequeno do mundo

Grupo de investigadores cria o computador mais pequeno do mundo

24 de Fevereiro de 2011 0 Por Tiago

Um grupo de investigadores da Universidade de Michigan nos EUA, desenvolveu o mais pequeno computador do mundo. O pequeno dipositivo foi desenhado para será implantado no interior dos olhos de pacientes que sofrem de glaucoma.

O computador mede pouco mais de um milímetro, é significativamente mais pequeno do que uma comum cabeça de alfinete e como poderão ver na imagem a cima, é minúsculo quando comparado com uma pequena moeda de um centavo Americana.

Este vem equipado com um sensor de pressão, memória, transmissor de rádio, antena e uma fina bateia de película que é recarregada através de um pequeno painel solar. Extremamente bem equipado, para um computador tão pequeno.

Depois de estar implantado no paciente, o computador irá fazer medições regulares da pressão no interior do olho, armazenando-as na sua memória interna. Para recolher os dados armazenados, um dispositivo externo terá de ser aproximado do olho do paciente, para que os dados sejam transmitidos via rádio.

Apesar de já terem um exemplar do mais pequenos computador do mundo, os testes em pacientes reais está ainda, a alguns anos de distância.