Nvidia criou a primeira placa gráfica wireless do mundo

Nvidia criou a primeira placa gráfica wireless do mundo

14 de Janeiro de 2011 3 Por Tiago

A Nvidia decidiu pegar na sua placa gráfica GeForce GTX 460 (standard), arrancar-lhe todas as ligações por cabo e substitui-las por cinco antenas.

Como produto final, obteve a modificada GeForce GTX 460 KFA2. A primeira placa gráfica wireless (sem fios) do mundo. A placa transmite vídeo descomprimido em WHDI (interface digital domestica sem fio) a uma velocidade de 5GHz e uma resolução de 1080p 60Hz, para uma base Wi-Fi, podendo ser conectada a qualquer ecrã compatível. A transmissão tem (supostamente) um alcance de até 100 metros de distância, mesmo através de paredes.

A grande vantagem desta tecnologia é que poderá jogar no seu desktop em qualquer divisão da casa, sem que precise de andar com o computador da secretária às voltas. Agora, só precisa de pegar no rato e teclado sem fios, sentar-se no sofá da sala de estar e jogar o seu videojogo favorito no televisor (LCD, LED ou 3D).

Esta tecnologia destaca-se pela sua flexibilidade, transforma o seu pesado computador de secretária, num quase computador portátil (pelo menos até 100 metros da torre).

Informações relativas ao preço, ainda não estão totalmente disponíveis. Quem vive na Europa (como eu) poderá ter esta tecnologia entre mãos “muito em breve”.