Nvidia revela mais recente e rápida GPU de sempre Titan X

Nvidia revela mais recente e rápida GPU de sempre Titan X

18 de Março de 2015 0 Por Tiago

Foi na passada semana que a gigante Nvidia apresentou a sua mais recente obra-prima, a placa-gráfica GeForce Titan X. Ontem, numa conferência de empresa programada pela própria empresa, a Nvidia revelou mais informações sobre a sua nova GPU.

Titan X chegará ao mercado como uma das, senão mesmo a mais rápida placa-gráfica atual e fará muitos aficionados dos desempenho chorar de alegria, assim que a tiverem nas mãos.

Veja então as absurdas caraterísticas, da monstruosa GPU GeForce Titan X:

  • Núcleos CUDA:072;
  • Transístores: 8 mil milhões;
  • Memória: 12GB VRAM (o dobro das gerações anteriores);
  • Desempenho: 7 teraflops de desempenho de precisão simples, mais 0.2 teraflops de processamento em precisão dupla;

O que significa isto?

Além de um melhor desempenho em jogos, Jen-Hsun Huang (CEO da Nvidia) afirma que o chip Tegra X também terá um enorme potencial em aplicações científicas. Segundo ele, enquanto o processador Intel Xeon (de 16 núcleos), levaria 43 dias a processar os dados de uma análise de rede neural profunda, o Titan X pode fazê-lo em apenas 1,5 dias.

titanxdeeplearningweb

 

Como grandes poderes (neste caso desempenho) trazem grandes responsabilidades (neste caso custos), a novíssima GeForce Titan X irá custas US$999 dólares (conversão direta à taxa atual: cerca de €943 euros).

Os custos são equivalentes ao atual modelo Titan. Desta forma, é de esperar uma queda de preços nas gerações anteriores.