Nvidia anunciou a GPU mais rápida do mundo para notebooks

Nvidia anunciou a GPU mais rápida do mundo para notebooks

29 de Junho de 2011 2 Por Tiago

A Nvidia revelou finalmente as suas novas “armas secretas” anunciadas num vídeo (teaser), durante esta semana. As GeForces GTX 580M e GTX 570M são as mais recentes apostas da empresa no mercado das gráficas para computadores portáteis.

Apresentada como a “mais rápida GPU do mundo”, a GTX 580 já está disponível no notebook Alienware M18x e brevemente no Alienware M17x da Dell, juntamente com a tecnologia Optimus da Nvidia.

  • No caso do Alienware M18x, é possível configurar duas GPUs GTX 580M em SLI, aumentando para o dobro, o desempenho do notebook em jogos.
  • Já o Alienware M17x será possível configurar o sistema com uma GPU GTX 580M juntamente com a tecnologia Nvidia Optimus, que irá permitir perlongar a autonomia da bateria, até cinco horas (no Facebook) e 100 fps no Call of Duty: Black Ops.

Segundo a Nvidia, a GeForce GTX 580M é também a mais rápida GPU no DirectX 11 da Microsoft, sendo capaz de atingir um desempenho seis vezes superior em Tessellation. Estes novos processadores gráficos são também mais eficientes, cerca de 20 por cento por watt em relação à anterior geração.

Em relação à GeForce GTX 570M, esta será 20 por cento mais rápida em desempenho do que as GPUs da geração anterior. De momento, a GPU encontra disponível apenas no portátil GT780R da MSI.

Ambos os modelos foram construídos segundo uma arquitetura à escala de 40nm e suportam:

  • NVIDIA 3D Vision – a experiência 3D para notebooks, convertendo automaticamente, mais de 525 títulos para 3D imersivo.
  • NVIDIA 3DTV Play – software para conexão de computadores portáteis, a televisores 3D.
  • NVidia SLI – permite (neste caso) “fundir” duas GPUs, aumentado para o dobro o desempenho gráfico do notebook em jogos.
  • NVidia Optimus – esta tecnologia, permite aumentar significativamente, a autonomias das baterias.
  • NVidia PhysX – suporte para o motor gráfico, que veio proporcionando uma experiencia realista da física dos jogos.
  • NVidia CUDA – suporte a computação de aplicações a nível da GPU.
  • NVidia Verde – drivers para notebook, que visam melhorar o desempenho estabilidade do hardware.

Os interessados poderão configurar e encomendar já o seu modelo favorito do site da Alienware, por (a partir de) 1,999 dólares (cerca de 1.396 euros )no caso do M18x e (a partir de) 1,499 dólares (cerca de 1.047 euros)no caso do M17x.