Ciência

Nuvem de gás será engolida pelo buraco negro supermassivo central da nossa galáxia

Sagittarius A é o nome do buraco negro supermassivo, que se encontra no centro da nossa galáxia (Via Láctea). Com uma massa equivalente a 1,750 triliões de vezes a massa do Sol, este buraco negro (com um tamanho inferior à órbita de Úrano) está perto de engolir uma infeliz nuvem de gás.

Monstruoso e insaciável, Sagittarius A alimenta a sua fome devorando tudo que lhe aparece pela frente e quanto mais “come”, maior se torna o seu apetite e tamanho.

Toda a Via Láctea gira em torno deste poderoso buraco negro, infeliz aquele que se atrever chegar perto sequer. Que o digam os milhões de planetas e estrelas que são constantemente devorados por Sagittarius A.

O mesmo destino terá uma nuvem de gás, que se irá atravessar no seu caminho dentro em breve. Felizmente estamos suficientemente perto para poder observar o evento, atenta e detalhadamente. Um monstruoso espetáculo digno de se ver.

Durante deste evento, a luz de Sagittarius A irá aumentar entre 100 a 1000 vezes e o mesmo ira devorar metade desta nuvem. A outra metade será arremessada de volta para o espaço, com poderão ver na imagem simulada acima.

Segundo os astrónomos, a nuvem está demasiado perto e “não irá sobreviver à experiencia”. Este fenómeno terá início em 2013, terminado em 2021 com o que restar da nuvem a dissipar-se na vastidão do espaço.

Fonte: UC Berkeley ESO
Crédito de imagem: Marc Schartmann/ESO/MPE

Pode gostar também

Mais em:Ciência