Novo módulo insuflável será anexado à ISS

Novo módulo insuflável será anexado à ISS

30 de Janeiro de 2011 2 Por Tiago

Um novo módulo insuflável poderá ser anexado à Estação Espacial Internacional (ISS). Tudo dependerá, de como irão correr as negociações ente a NASA e a Bigelow Aerospace.

O conceito não é novo, a Bigelow Aerospace já colocou dois protótipos insufláveis em orbita, demonstrando que este sistema realmente funciona.

Estes módulos insufláveis da Bigelow, são obviamente mais complexos do que um comum balão, visto que estes têm de ser capazes de conter radiações, micrometeoritos e detritos orbitais, tão bem ou melhor do que a actual blindagem da ISS.

Existe várias razões, para que a NASA esteja interessada em adaptar os infláveis os módulos da ISS:

  • Uma delas é que coma ajuda da Bigelow, a NASA poderá aumentar substancialmente, o tamanho do ISS por uma fracção do custo final dos tradicionais módulos da estação.
  • A outra razão é o eventual interesse da NASA em incentivar o mercado aeroespacial comercial. Não existe melhor forma de o fazer, do que incentivar a oferta das empresas privadas por forma a obter produtos, melhores e mais económicos.

Assim que a NASA aceitar esta proposta, levará apenas 24 meses até que a Bigelow Aerospace comece a enviar estes módulos insufláveis para o espaço para serem anexados a estações espaciais privadas e até mesmo a hotéis espaciais.