Novas imagens do Sol tiradas a partir do SDO

Novas imagens do Sol tiradas a partir do SDO

22 de Abril de 2010 0 Por Tiago

A NASA disponibilizou novas imagens capturadas a partir do Solar Dynamics Observatory (SDO), o telescópio Solar. O satélite irá estudar e vigiar o Sol e uma das vantagens deste, é facto de ter sido concebido para focar não apenas uma secção do sol, mas todo o disco. Desta forma é possível monitorizar toda a sua área ao mesmo tempo.

Diariamente são enviados 1.5 terabytes de dados para a Terra, o que equivale ao download de meio milhão de músicas  em MP3 por dia). Para a NASA o SDO é considerado um dos projectos mais importantes dos últimos tempos.

Segundo Lika Guhathakurta, cientista da NASA, num comunicado divulgado quarta-feira “SDO é o nosso Hubble, para o sol“. Por sua vez a NASA diz que o SDO irá ajudar os cientistas a compreender melhor o Sol, bem como o seu efeito no nosso planeta.

Desde 11 de Fevereiro, data do seu lançamento, que o SDO, se move numa uma órbita geoestacionária, e está quipado com todos os instrumentos necessários para que a informação por ele recolhida chegue nas melhores condições. à terra. As imagens reveladas na conferência de imprensa de quarta-feira estão entre as primeiras imagens enviadas pela Imaging Atmospheric Assembléia.

Fonte: CNN.COM