Novas imagens da Nebulosa do Véu
Foi divulgada uma nova imagem do Telescópio Espacial Hubble que mostra de forma deslumbrante a beleza e a complexidade da famosa Veil Nebulosa (Nebulosa do Véu).
Esta resulta de uma supernova desordenada que marcou a morte de uma enorme estrela, cerca de 20 vezes maior do que o nosso Sol
A Nebulosa do Véu iniciou a sua existência com a explosão há cerca de 8.100 anos atrás, expandindo-se depois para esticar 110 anos-luz de uma ponta à outra.
Na beira de uma bolha de gás de baixa densidade, o que observamos agora é a onda de choque desta supernova em interação com gás interestelar refrigerado, criando luz no processo.
Situada a cerca de 2.100 anos-luz de distância da Terra, na constelação de Cygnus, ocupa uma área equivalente a seis Luas cheias no nosso céu.
As cores na imagem correspondem aos diferentes elementos: filamentos de hidrogênio são mostrados a vermelho, enxofre a verde e oxigênio a azul.
A NASA espera conseguir, com estas novas imagens e as conseguidas em 1997, mais informação sobre a evolução da nebulosa.
Veja o vídeo para apreciar as imagens conseguidas pelo Hubble.
Fonte: NASA
Créditos de imagem: NASA/ESA/Hubble Heritage Team
Mais Comentado
Formatar e instalar de raiz Windows 7
Windows 7 ISO download
Reparar arranque “BOOTMGR” do Windows 7 e Vista