Nova Sony PSP com nome de código NGP

Nova Sony PSP com nome de código NGP

28 de Janeiro de 2011 2 Por Tiago

Finalmente a Sony apresentou a sua nova consola portátil. Com o nome de código NGP (Next Generation Portabe), esta consola vem suceder à anterior PSP.

Apesar das especulações dos últimos tempos, a nova PSP2 (NGP) promete uma experiencia de jogos ao nível da PS3.

Características:

 Unidades de processamento CPU e GPU

  • A consola NGP terá um processador ARM Cortex A9 quad-Core (4 núcleos), uma unidade de processamento gráfico (GPU) PowerVR SGX543MP4. Apesar de não ser o Cell (como os rumores faziam querer), é esperado que este processador coloque a NGP ao nível da PS3.

Ecrã de alta resolução

  • Ecrã OLED de 5 polegadas, com alta resolução de  960x544px. Promete grandes ângulos de visão.

Conectividade sem fio

  • Conectividade sem fios através de: Wi-Fi (802.11 b/g/n), Bluetooth 2.1 + EDR e GPS integrado (para jogos e aplicativos baseados na localização geográfica). Compatível com tecnologia 3G, mas será vendida como uma unidade separada.

Controladores analógicos e touchpads

  • Dois controladores direccionais analógicos, um por baixo do D-Pad e outro por baixo dos botões de acção. Um touchpad multi-toque na parte traseira da consola (do tamanho do ecrã) e o próprio ecrã táctil. O giroscópio e acelerómetro integrados, também funcionam como controladores, através do movimento da consola.

Câmaras

  • O NGP tem duas câmaras integradas: uma na frente e outra na parte traseira. A Sony não revelou qual o numero de megapixéis, mas é esperado, que pelo menos a câmara traseira tenha (no mínimo) 5 megapixéis.

Jogos disponíveis durante o lançamento

  • A Sony prometeu vários jogos, no lançamento da consola. Nomes como: Little Big Planet, ResistanceUncharted, Killzone e Hot Shots Golf foram apresentados numa demo. Call of Duty também estará disponível.
  • A consola NGP terá retro compatibilidade com os jogos da PSP, os títulos antigos poderão ser adquiridos através de download, visto que a nova consola não possui entrada para discos UMD.

Pelo que parecem a NGP é ligeiramente maior que a irmã mais velha. Esta terá 182 mm de largura, 18.6 mm de altura e 83.5 mm de profundidade.

Com a nova PSP2 (NGP), a Sony pretende recuperar o mercado dos dispositivos portáteis para jogos, agora dominado pelos smartphone.

Não foi mencionado qualquer preço, respectivo à venda da consola, mas esta deverá ser lançada no final deste ano.