Nintendo revela nova consola Wii U e controlador com ecrã

Nintendo revela nova consola Wii U e controlador com ecrã

8 de Junho de 2011 0 Por Tiago

Depois de todos os rumores, finalmente foi apresentada a nova consola da Nintendo e o seu espetacular controlador.

A presentação na nova Nintendo Wii U teve lugar na famosa feira de exposições de electrónica E3 2011, que abriu ontem dia 7 e irá decorrer até ao próximo dia 9 (quinta-feira).

Há muito que a Nintendo vinha anunciando uma nova consola Full HD, capaz de rivalizar com as suas mais diretas adversárias (Xbox 360 e PS3). Não conseguindo conter a sua ansiedade, o pessoal Nintendo acabou por apresentar a sua mais recente novidade, logo no primeiro dia de abertura da feira.

A consola Wii U chegara ao mercado em 2012 e trará consigo, um novo e espetacular controlador com ecrã táctil de 6.2 polegadas. A consola irá proporcionar uma experiencia de jogo de alta definição, com uma resolução Full HD a 1080p. Uma das vantagens mais significativas da nova Wii U é a sua retrocompatibilidade com todos os jogos e acessórios da atual Wii.

Por falar em jogos, eis alguns dos primeiros títulos anunciados, que serão lançados em versão HD: Batman: Arkham CityAssassin’s CreedDirt, Ghost Recon OnlineTekkenMetro Last Light,Aliens Colonial MarinesNinja Gaiden 3: Razor’s EdgeDarksiders II.

A Wii U terá ainda saída HDMI e S-video, memória flash interna (ainda não especificada) que poderá ser expendida através de um cartão de memória SD ou um HDD externo, o processador será mais uma vez da IBM (como já acontece com a atual Wii) e quatro slots USB 2.0.

Tal como a acontece com a consola portátil 3DS, o enorme comando da Wii U permitirá ao utilizador entrar no mundo da realidade aumentada. O comando será uma espécie de ecrã auxiliar ou secundário da consola e pode ser usado ter várias funcionalidades.

  • Poderá ser a mira de uma arma,
  • Quando colocado no chão, permitirá mostrar o exato local onde se encontra a sua bola de golf,
  • Poderá servir de mapa em determinados jogos,
  • Escudo,
  • Ecrã de inventário, entre muitos outros,

Em jogos menos exigentes a nível gráfico será possível joga-los tanto na TV como no comando.

A consola Wii U estará diretamente ligada ao controlador, através de uma conexão Sem fios, isto significa que o controlador dependerá da consola para funcionar.

Apesar de pouco se saber acerca do hardware da consola, consta-se que a nova Nintendo terá uma nova CPU de 45nm e com “bastante” DRAM à mistura. Este chip, além de partilhar o mesmo design, foi construído com recurso à mesma tecnologia utilizada no supercomputador Watson.

Não sabemos se tudo isto será suficiente para fazer frente à Sony e à Microsoft, mas ficaremos a saber, algures durante o próximo ano.

Fonte: Nintendo | Via: Engadget | Via: DVICE