Quem nasceu primeiro, o ovo ou a galinha? – Explicação científica

Quem nasceu primeiro, o ovo ou a galinha? – Explicação científica

26 de Abril de 2013 4 Por Tiago

Quem nasceu primeiro, o ovo ou a galinha

Todos nós já nos debatemos como a questão do ovo e da galinha? Qual dos dois terá nascido em primeiro lugar? Se a galinha nasce do ovo, de onde veio ovo?

Para responder a esta pergunta, o conhecido canal ASAPscience do YouTube, investigou esta questão de uma perspetiva científica, a fim de responder, de uma vez por todas, a este dilema.

Mitchell Moffit e Gregory Brown, criadores do canal, partilharam a explicação em vídeo, e segundo a sua pesquisa, os ovos da galinha são produzidos graças a uma proteína conhecida como OV-17, que se desenvolve apenas dentro do organismo das galinhas.

Respondendo à pergunta, tudo depende da forma com interpretamos o ovo de galinha. Por outras palavras, o ovo de galinha é um ovo posto por uma galinha ou que contem uma galinha? É também importante, considerar que o ovo possa ter sofrido uma pequena mutação do ADN, ao longo do tempo.

Uma “versão” anterior da galinha, à qual podemos chamar “protogalinha”, poderá ter “produzido” a galinha moderna, graças a uma mutação genética. Contudo, não podemos considerar a protogalinha e a galinha como espécies diferente. Mas sim, uma evolução ou adaptação da mesma espécie.

Em última analise, o pessoal da ASAPscience concluiu que existem dois cenários possíveis, que podem responder à nossa pergunta inicial:

  • Primeiro cenário: considerar que uma protogalinha pôs um proto-ovo, com mutação genética e desta nasceu a galinha moderna. Neste caso a galinha tinha nascido primeiro.
  • Segundo cenário: considera a possibilidade uma protogalinha sofrer de uma mutação genética que lhe permitiu pôr um ovo (e não um proto-ovo) e daí nascer uma galinha moderna. Neste caso, podemos considerar que o ovo nasceu em primeiro.

Fique com o próximo vídeo e veja a explicação de Moffit e Brown em ASAPscience.

Fonte: ASAPscience (YouTube)