NASA revela ATHLETE um robô de transporte para missões espaciais

NASA revela ATHLETE um robô de transporte para missões espaciais

18 de Agosto de 2010 3 Por Tiago

A NASA tem vindo a fazer uma série de testes no seu novo brinquedo, o ATHLETE. Este protótipo (com metade do seu tamanho final) criado pelos engenheiros da Jet Propulsion Laboratory (JPL), na Califórnia foi projectado e construído, para futuramente realizar missões na Lua e Marte.

O robô ATHLETE foi desenvolvido pela NASA para realizar a tarefas transporte de habitantes e outra cargas nas superfícies da Lua e de Marte. A estrema mobilidade de movimentos deste transportador, devesse ao conceito de uma plataforma, construída com base na fisionomia de uma aralha com rodas nas extremidades das seis pernas, cada perna perfeitamente ajustável e configurável a qualquer obstáculo que possa aparecer no caminho.

Estes primeiros testes foram realizados numa estrada de terra ou lado das instalações da JPL, área essa que não tem as dimensões ideais para levar a cabo todos os testes exigidos, como o teste de longas distâncias exigido pela NASA, onde o ATHLETE terá de viajar cerca de 40 km durante 14 dias, apenas com os seus próprios recursos. Esta “viajem” terá lugar no deserto de Arizona, e está oficialmente marcada para começar no próximo mês.

O protótipo terá cerca de 4,5 m de altura e 4,5 m de largura, e pesa cerca de 2,5 toneladas (2.300 kg). Este robô não foi construído para bater nenhum record de velocidade portanto move-se relativamente devagar, atingindo um velocidade máxima durante a travessia de cerca de 2 km / h. Pelo menos os Astronautas terão tempo para apreciar as vistas em missões noutros planetas.

Fique com os próximos vídeos, onde poderá ver o ATHLETE dançar ao som da música e mostra os seus dotes e agilidade.




Fonte: engadget.com
Via: space.com