NASA poderá iniciar missão de exploração tripulada a Marte em 2018

NASA poderá iniciar missão de exploração tripulada a Marte em 2018

2 de Março de 2012 1 Por Tiago

Depois de todos os cortes no orçamento para a NASA, que o presidente Obama propôs para 2015, uma eventual missão de exploração a Marte torna-se cada vez mais complicada.

Os 189 milhões de dólares disponibilizados não serão suficientes para suportar a grandeza deste projeto, portanto, a NASA decidiu aguardar até 2018, para ver se conseguem arrecadar dinheiro suficiente para dar início à missão.

Mas a falta de fundos que financiem este projeto, não são a única razão pela qual a NASA planeia este programa de voo espacial tripulado para 2018. Para enviar algo de forma eficiente para Marte, é necessário fazer uso da chamada “órbita de transferência”, onde uma nave espacial, por exemplo, deixa a orbita da Terra usando o mínimo impulso possível, com a máxima rapidez possível.

Para que funcione, a nave terá de percorrer uma orbita intermediária, de forma a transferir-se para outra orbita, que a levará até Marte.

Estas “janelas” ocorre uma vez a cada dois anos, contudo, existem janelas ainda mais eficientes que ocorrem uma vez a cada 16 anos, portanto, visto que 2018 é um desses anos “exta eficientes”, será a altura ideal para enviar uma missão tripulada ao planeta vermelho.

Segundo John Grunsfeld, responsável pelo departamento de ciência da NASA, o objetivo é aproveitar a janela de 2018 e ao mesmo tempo, juntar os fundos do programa de voos espaciais tripulados, para chegar à desejada quantia de 700 milhões de dólares.

Pode parecer um valor muito elevado, mas não é, visto que grande parte desse dinheiro será (literalmente) queimado na fazer de lançamento da nave.

Via: DVICE