NASA quer plantar um jardim em Marte em 2021

NASA quer plantar um jardim em Marte em 2021

7 de Maio de 2014 1 Por Tiago

Dentro de uma década, Marte poderá começara a receber os primeiros colonos terrestres. Rodeados por uma paisagem estéril, os primeiros seres humanos a chegar a Marte serão postos à prova, num ambiente hostil e desprovida de vida.

Contudo, antes da chegada de seres humanos, ao planeta vermelho, outros seres vivos irão tentar sobreviver às duras planícies de Marte. A bordo da segunda geração do Rover Curiosity, viajará um determinado número de sementes de plantas. Plantas estas, que NASA acredita poderem sobreviver à atmosfera alienígena marciana.

Intitulado de Mars Plant Experiment (MPX), este experimento permitirá, à NASA, saber se algumas plantas, especialmente uma espécie de Arabidopsis, poderão crescer e florir, enquanto submetidas às radiações de Marte.

Jardim em Marte

Ao contrário do que poderá pensar, as sementes não serão plantadas em solo marciano. Isto porque a NASA não quer ameaçar todo o ecossistema, que poderá existir no planeta, antes que este seja explorado e investigado pelos astronautas.

O novo Curiosity tem data de chegada a Marte, prevista para 2021. Logo após a aterragem, a NASA dará início ao experimento MPX, que consiste em regar e germinar as sementes de Arabidopsis.

Os cientistas estão confiantes que levará apenas 15 dias até obter resultados. Estes resultados permitirão, em parte, compreender se os altos níveis de radiação e baixa gravidade irá afetar, positiva ou negativamente a vida vegetal em Marte.

Habitat em Marte

Caso os resultados sejam positivos, uma nova vida poderá florescer no planeta vermelho, proporcionando algum oxigénio e alimento aos primeiros colonos terrestres.

Via: Space.com