NASA filmou tornado solar 5 vezes maior do que a Terra

NASA filmou tornado solar 5 vezes maior do que a Terra

30 de Março de 2012 1 Por Tiago

Descoberto pelo satélite Solar Dynamics Observatory (Observatório Solar Dinâmico) da NASA, em setembro de 2011, este supertornado solar, faz os supertornados terrestres parecerem uma leve brisa matinal.

Estendendo-se a mais de 200.000 km da superfície do Sol, os assustadores e monstros ventos escaldantes, giraram a cerca de 300.000km/h, atingindo temperaturas que variaram entre os 90 mil e os 2 milhões de graus Celcius.

O fenómeno dos tornados solares, é habitualmente seguido de uma ejeção de massa coronal. Uma enorme erupção de partículas carregadas (com carga elétrica), é expelida e que acaba por explodir longe da superfície Sol.

Os cientistas acreditam que a sua interação com as linhas do campo magnético solar, fazem com que os movimentos giratórios que se transformar em furacões e em alguns casos, em ejeções de massa coronal.

A imagem acima foi apresentada ontem em Manchester, Inglaterra no Encontro Nacional de Astronomia de 2012.

Outros supertornados mais pequenos (com o tamanho da Terra) foram captados e podem ser vistos no próximo vídeo, partilhado pelo site Space.com, com a descrição: “Por um período 30 horas (7-8 fevereiro de 2012), o Observatório Solar Dinâmico captou imagens de plasma preso numa dança magnética ao longo da superfície do Sol“.