NASA encontra “paletes” de fulerenos no espaço

NASA encontra “paletes” de fulerenos no espaço

24 de Fevereiro de 2012 1 Por Tiago

O telescópio espacial Spitzer detetou uma enorme quantidade de fulerenos a flutuar no espaço em torno de duas estrelas, a cerca de 6.500 anos-luz da Terra.

Os fulerenos (buckyballs em inglês) foram detetados pela primeira vez em 2010, através do telescópio Spitzer e são uma espécie de pequenas bolas de futebol, compostas por 60 átomos de carbono (C60).

O Splitzer voltou a encontrar esta “espécie” alotrópica do carbono, com a forma de um icosaedro truncado (sólido de Arquimedes com 12 faces pentagonais regulares e 20 faces hexagonais regulares), anteriormente conhecido como a molécula de buckminsterfulereno.

Um monte de moléculas C60, cada uma com um diâmetro inferior ao de um cabelo humano, foram detetados em torno deste par de estrelas. Apesar de serem tão pequenas, somando o volume total do conjunto de fulerenos, daria para preencher 10.000 vezes o volume que monte Evereste ocupa.

A molécula C60 tornou-se popular entre a comunidade de químicos, pela sua beleza e versatilidade na síntese de novos químicos. Entres as formas alotrópicas do carbono, esta é a terceira mais estável, depois do diamante e da grafite.

O que torna tudo mais emocionante é o facto de esta descoberta sugerir que pode haver muitas mais formas de carbono do que alguma vez pensamos, a flutuar por aí. Como se sabe, o carbono é essencial à vida (tal como a conhecemos), tornando-a possível.

Os fulerenos podem ter sido um dos “tijolos” da construção da vida na Terra e quem sabe no Universo. Com a ajuda de telescópios espaciais como o Splitzer, será possível encontrar novos “blocos” críticos na formação de todo o tipo de coisas.

Segundo os cientistas, as nano moléculas de fulereno podem ser utilizadas em todo o tipo de coisas: armazenamento de outras moléculas (no seu interior) para as manter seguras, podem ser compactadas em armaduras de superdiamante, combater o VIH, entre muitos outros.

Fonte: NASA | Via: Discovery