
Em parceria com a empresa Ad Astra, a NASA encontra-se na fase de testes a um novo propulsor plasma que poderá vir substituir os ineficientes propulsores comuns.
O foguete VASIMR VX-200 construído pela AD Astra já realizou com sucesso os testes em terra, o próximo passo será acoplá-lo ao modelo de voo espacial VF-200, para fazer os restantes testes no espaço.
Assumidamente destinado para a Estação Espacial Internacional (EEI), o propulsor VASIMR VX-200 espera o resultado final dos testes, para confirmar se é ou não o mais adequado propulsor para viagens espaciais.
Sendo que a principal vantagem do propulsor plasma é o fato de requerer menos combustível do que os propulsores convencionais, este poderá tirar proveito da considerável potência elétrica da EEI (de 250kW), visto que o VASIMR apenas necessita de 200kW.
Outra das vantagens é que, ao contrário de um propulsor convencional, o foguete plasma emite um impulso sustentado, tornando-o de fato o meio preferencial para viagens espaciais.
Apesar de a NASA não estar totalmente comprometida com ambos os meios de propulsão, é esperado que (depois dos testes finais) o foguete plasma comece a substituir os velhinhos foguetes de combustão.
Fonte: Ad Astra (PDF)
Mais Comentado
Formatar e instalar de raiz Windows 7
Windows 7 ISO download
Reparar arranque “BOOTMGR” do Windows 7 e Vista