NASA e Ad Astra testam foguete plasma VASIMR no espaço

NASA e Ad Astra testam foguete plasma VASIMR no espaço

12 de Março de 2011 1 Por Tiago

Em parceria com a empresa Ad Astra, a NASA encontra-se na fase de testes a um novo propulsor plasma que poderá vir substituir os ineficientes propulsores comuns.

O foguete VASIMR VX-200 construído pela AD Astra já realizou com sucesso os testes em terra, o próximo passo será acoplá-lo ao modelo de voo espacial VF-200, para fazer os restantes testes no espaço.

Assumidamente destinado para a Estação Espacial Internacional (EEI), o propulsor VASIMR VX-200 espera o resultado final dos testes, para confirmar se é ou não o mais adequado propulsor para viagens espaciais.

Sendo que a principal vantagem do propulsor plasma é o fato de requerer menos combustível do que os propulsores convencionais, este poderá tirar proveito da considerável potência elétrica da EEI (de 250kW), visto que o VASIMR apenas necessita de 200kW.

Outra das vantagens é que, ao contrário de um propulsor convencional, o foguete plasma emite um impulso sustentado, tornando-o de fato o meio preferencial para viagens espaciais.

Apesar de a NASA não estar totalmente comprometida com ambos os meios de propulsão, é esperado que (depois dos testes finais) o foguete plasma comece a substituir os velhinhos foguetes de combustão.

Fonte: Ad Astra (PDF)