Motores SABRE impulsionarão Skylon até à órbita terrestre

Partilhar
Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email

A Reaction Engines Ltd anunciou que o seu componente chave de pré-arrefecimento, do revolucionário motor SABRE, foi testado com sucesso e será crucial para o funcionamento do avião espacial Skylon.

Segundo a companhia, as aeronaves equipadas com motores SABRE, serão capazes de voar até qualquer ponto da terra em menos de 4 horas, ou viajar diretamente para o espaço.

O novo motor de reação é capaz de operar tanto como um jato ou um foguete, para impulsionar as aeronaves dentro da atmosfera (com ar) ou em órbita (no vácuo). De acordo com a Reaction Engines, o motor é até cinco vezes mais rápido que a velocidade do som, dentro da atmosfera terrestre e até 25 vezes em órbita (no espaço).

O segredo para este incrível desempenho, está no motor de pré-arrefecimento, que (alegadamente) refrigera o ar a mais de 1000° C para uns incríveis -150° C, em menos de um centésimo de segundo.

A tecnologia de pré-refrigeração foi objeto dos últimos testes e a Reaction Engines afirma que o seu protótipo, que já se encontra abaixo para do peso de voo, demonstra a integridade estrutural, estabilidade aerodinâmica e falta de vibração necessária para o voo.

Com os testes preliminares, ao sistema de pré-arrefecimento, concluídos serão realizados novos testes a partir de agosto, que irão levar ao limite dos componentes do motor.

O SABRE e o resultado de 22 anos de experiência, onde, ao longo dos tempos 30 engenheiros o desenvolveram e aperfeiçoaram, para que este possa operar finalmente dentro e fora da atmosfera terreste.

Fique com o vídeo, que explica o funcionamento do motor SABRE.

Fonte: Reaction Engines (PDF)

Partilhar
Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email
Artigos Relacionados
Comentários