Alunos constroem motociclo omnidirecional com rodas esféricas

Alunos constroem motociclo omnidirecional com rodas esféricas

18 de Setembro de 2012 0 Por Tiago

Um grupo de alunos da Universidade de San Jose State (SJUS), nos Estado Unido da América, decidiu desenvolver um motociclo elétrico omnidirecional, que em vez de utilizar rodas comuns, utiliza um par de esferas.

Se à primeira vista este conceito lhe pareceu familiar, não é por acaso. Provavelmente já viu algo do género no filme “Eu Robô”.

Apesar de este vídeo não ser conclusivo, o futurista Audi RSQ (do filme “Eu Robô”) dispõe de quatro rodas esféricas, que lhe permite deslocar-se em qualquer direção, sem se restringir a um único eixo de movimento.

Conhecida como Spherical Drive System (SDS), esta tecnologia baseia-se em sistemas de autoequilíbrio, como o robô BallP ou o robô Rezero (do vídeo abaixo).

Em geral, o projeto consiste na união de dois destes robôs equilibristas, através de um quadro com um acento no meio. Este veículo é capaz de se mover em qualquer direção (horizontalmente), permitindo-lhe estacionar em paralelo ou deslocar-se lateralmente, sem necessitar sequer de um guiador.

Com a ajuda de um pendulo e sensores integrados, o veículo é capaz de se manter equilibrado, mesmo encontrando assente apenas em duas esferas.

Segundo os alunos da SJSU, o quadro já se encontra terminado e até já têm um par de bolas gigantes em fibra de vidro, fibra de carbono e revestidas a borracha. Estes referiram ainda que os primeiros testes ao sistema SDS e toda a sua eletrónica foram realizados em modelos de escala reduzida.

Teoricamente, as esferas poderão ser mais seguras que as habituais rodas, principalmente a nível de despistes. Contudo, até o final deste ano, os alunos esperam ter o concluído o modelo protótipo e passar à fase de testes (a baixas velocidades), para analisarem o seu comportamento.

Deixe-se ficar com as próximas imagens e aprecie o espetacular motociclo omnidirecional com sistema SDS.

Fonte: Spherical Drive System