Moto voadora ao estilo Guerra das Estrelas paira no deserto de Mojave

Moto voadora ao estilo Guerra das Estrelas paira no deserto de Mojave

23 de Agosto de 2012 1 Por Tiago

Os seguidores da saga “Guerra das Estrelas” lembrar-se-ão certeza da icónica perseguição de speederbikes, ao longo da floresta de Endor, em “O Retorno de Jedi”. Essas motos voadoras, até então ficção, tornam-se realidade graças a um grupo de investigação da Aerofex na Califórnia.

Através da dinâmica de funcionamento de um helicóptero, é possível ao veículo impulsionar-se do chão e planar sobre qualquer superfície. O primeiro voo de teste ocorreu em 2008, tendo terminado mal para o veículo, que acabou em chamas.

Após o acidente, os investigadores passaram os anos seguintes a melhorar o motociclo voador, tendo finalmente alcançado a estabilidade necessária, para que uma pessoa o possa conduzir sem se despenhar, enquanto este executa curvas apertadas e paira no mesmo lugar.

Segundo os investigadores da Aerofex, a nova versão aperfeiçoada desta hoverbike é capaz de voar mais de 4,5 metros de altura e atingir velocidades de aproximadamente 50 km/h.

Ao contrário de veículos protótipos anteriores, este é realmente capaz de pairar e voar, a prova está no próximo vídeo, gravado no deserto de Mojave.