Morreu o primeiro Homem a pisar a Lua

Morreu o primeiro Homem a pisar a Lua

27 de Agosto de 2012 1 Por Tiago

No dia 20 de julho de 1969, o astronauta Neil Armstrong fez história ao tornar-se o primeiro humano a pisar o solo lunar. Anteontem, com 82 anos de idade, Neil faleceu deixando um enorme vazio, mas também um enorme legado para a história da humanidade.

Após uma operação cardiovascular, no início deste mês, Armstrong acabou por morrer devido a complicações relativas ao procedimento.

Segundo as declarações da família:

“Parte-se-nos o coração partilhar a notícia de que Neil Armstrong faleceu, devido a complicações resultantes de procedimentos cardiovasculares”

“Para aqueles que perguntaram o que poderia fazer para honrar Neil, nós temos um simples pedido. Honrem o seu serviço, dever cumprido e modéstia, e da próxima vez que andar na rua, numa noite limpa e vir a Lua a sorrir para vocês, pensem em Neil Armstrong e dê-lhe uma piscadela.”

Depois da sua primeira experiência no espaço, na missão Gemini 8, Armstrong voo mais longe, com a missão Apollo 11, aterrou no solo lunar e caminhou pela primeira vez no maior satélite natural terrestre, a cerca de 384.405 km de casa.

Depois de deixar a NASA, o astronauta ensinou engenharia na Universidade de Cincinnati nos EUA, durante cerca de 10 anos e nunca deixou de ser um homem humilde, apesar do seu enorme feito e de ter sido continuamente e fortemente elogiado, ao longo dos anos.

Para a história ficarão as suas primeiras palavras, assim que tocou no chão da Lua: “É um pequeno passo para o homem, um salto gigante para a humanidade”. Assim como a bandeira que ele próprio fixou e que permanecerá durante muitos e muitos anos inspirando os missionários do espaço.