Modelo real do Sistema Solar com 11km de tamanho

Modelo real do Sistema Solar com 11km de tamanho

19 de Setembro de 2015 0 Por Catarina

Wylie Overstreet e Alex Gorosh tentaram explicar, num novo projecto, o quão grande é a nosso Sistema Solar, composto por planetas anões, asteroides e cometas, construindo um modelo à escala com órbitas planetárias completas.

Para isso eles tiveram que ir a um lago seco em Nevada, nos Estados Unidos, e em primeiro lugar construir um modelo dos planetas internos a uma escala de 1 unidade astronómica (UA, ou distância do Sol à Terra) de 176 metros. Repetiram depois para os planetas exteriores, e conduziram à volta de cada um dos caminhos, à noite, com uma luz.

O resultado é um vídeo time-lapse que mostra cada uma das órbitas em movimento, à escala. Produziram ainda um filme de sete minutos, preciso e inspirador, que coloca verdadeiramente em perspetiva, o nosso quintal solar, pela primeira vez.

Claro que existem em escala outros modelos do Sistema Solar, ou pelo menos partes dele. Entre todos os que existem na internet, o mais notável será esta ilustração que representa as distâncias entre os planetas, se a Lua fosse apenas do tamanho de um pixel.

Assista ao seguinte vídeo e veja como Overstreet e Gorosh realizaram esta experiência.