A AMS Mekatronic, uma empresa Turca que desenvolve dispositivos de mobilização para pessoas com incapacidades físicas, está a desenvolver uma tecnologia que poderá substituir a velhinha cadeira de rodas.
Os registos das primeiras cadeiras de rodas remontam ao século 6º, contudo, esta tem sido a tecnologia mais utilizada desde então, permitindo alguma mobilidade, a pessoas com um determinado grau de incapacidade nos membros inferiores.
De acordo com a AMS Mekatronic, a cadeira de rodas poderá ser substituída pelo Tek Robotic Mobilization Device (Dispositivo de Mobilização Robótica Tek), um dispositivo robótico que permite maior mobilidade, mantendo ao mesmo tempo, a pessoa numa posição vertical (em pé).
Com o Tek RMD, os paraplégicos poderão mover-se de uma forma vertical e independente. Esta verticalidade é essência para a saúde dos mesmos, permitindo-lhes realizar as suas tarefas diárias, na postura mais correta e confortável possível.
Com terão a oportunidade de ver no vídeo abaixo, Yusuf Adturkoglu, um deficiente físico que ficou paralisado da cintura para baixo há cinco anos depois de cair de um cavalo, é agora capaz de viver uma vida mais normal (dentro das possibilidade), graças ao Tek RMD.
Controlável a através de um controlo remoto, Yusuf demonstra neste vídeo que com o Tek RMD é possível levantar-se da cama, ir ao supermercado, agachar-se, levantar-se e sentar-se num banco de café com os amigos, com a maior independência e autonomia possível.
Contudo, a acessibilidade (tal como acontece com a cadeiras de rodas) continuará a ser um problema, se continuarem a existir as barreiras arquitetónicas. O Tek RMD estará disponível em 5 tamanhos diferente e de momento encontra-se em fase de testes, nas clinicas turcas.
Quanto o preço final desta tecnologia, não há ainda qualquer referência da empresa. Entretanto, fique com o vídeo de apresentação do Tek RMD.
Fonte: Tek RMD
INFELIZMENTE,DEVE SER MAIS UM DAQUELES APARELHOS,QUE CUSTA ALGUNS MILHARES DE EURO,OU SEJA PRA POUCOS.
EMBORA MUITO FUNCIONAL,SERIA BOM QUE O NOSSO PAÍS TAMBÉM SE DESPUSESSE DESSA TECNOLOGIA.
APENAS UM DESABAFO.
Gostaria de adquirir o dispositivomde mobilidade robótica para um sobrinho que acaba de ficar paraplégico. Como pago? E como trago para o Brasil? Gostaria de receber informações urgente.obrigada
Olá Cecilia,
Para saber mais detalhes sobres este dispositivo, visite a página web na ligação da “Fonte”, no final do artigo.
ACHEI ESTE DISPOSITIVO IDEAL PARA MEU ESTADO TENHO DISTEOFIA MUSCULAR E NÃO CONSIGO ME LEVANTAR SEM AJUDA GOSTARIA DE SABER PREÇO E CONDIÇÕES DE PGTO.
Bom dia Ademar,
Para saber o preço e condições de pagamente, Aconcelho-o a contactar diretamente a empresa Tek RMD (que desenvolve o dispositivo). Para entrar o site da empresa, clique no link “Fonte: Tek RMD” no sinal do artigo.