Mão robótica do Exterminador a um passo da realidade

Mão robótica do Exterminador a um passo da realidade

27 de Janeiro de 2011 2 Por Tiago

Quem não se lembra da mão mecânica do Exterminador, o robô assassino do filme “Exterminador Implacável”? Segundo um grupo de cientistas do DLR, esta tecnologia está cada vez mais perto, de se tornar real.

Normalmente os filmes de ficção científica, têm como inspiração a ciência, para criar as mais fascinantes tecnologias do futuro. Mas o contraio também acontece, e cada vez mais a ciência se apoia na ficção, para tornar essas mesmas tecnologias fantasiosas, em realidade.

O Instituto de Robótica e Mecatrónica, do Centro Aeroespacial Alemão (DLR), tem vindo a desenvolver uma a mão de robótica idêntica à do Exterminador. Totalmente funcional, que esta será capaz de suportar grandes colisões.

Como poderão poder ver no vídeo (abaixo), esta “assustadora” mão consegue suportar grandes impactos, proferidos por objectos, tais como: martelos, tacos de beisebol ou até mesmo tubos de metálicos.

No futuro, a “indestrutibilidade” será uma das características essenciais, tanto para os membros prostéticos mecânicos (para pessoas incapacitadas), como para os robôs.