MIT Media Lab cria interface de antigravidade capaz de manipular objetos no ar

MIT Media Lab cria interface de antigravidade capaz de manipular objetos no ar

11 de Maio de 2012 1 Por Tiago

O MIT tem vindo a desenvolver um interface, controlado por computador, que permite manipular objetos, mantendo-os suspensos no ar através de poderosos campos magnéticos.

Controlados por computador e um sistema de rastreamento ótico, os poderosos campos magnéticos permitem manter objetos metálicos suspensos no ar, como se não existisse gravidade a puxa-los para baixo.

ZeroN é o nome desta tecnologia de levitação magnética e partiu da ideia do jovem assistente investigador Jinha Lee, no centro de Bits e Átomos do MIT Media Lab.

Através do sistema de rastreamento, o ZeroN é capaz de coletar todos os movimentos físicos impostos sobre a esfera, preservando-os para que os possa reproduzir indefinidamente. Assim que a esfera é libertada, a tecnologia ZeroN passa a controlar todos os seus movimentos.

A tecnologia ZeroN incorpora ainda, um sistema de projeção que permite simular a orbita dos planetas do sistema solar, simular uma câmara de filmar dentro de um mundo virtual, entre outras aplicações.

O mecanismo de levitação, funciona através um sistema de atração e repulsão, que mantem o objeto metálico suspenso no ar. Os objetos movem-se através do aumento ou diminuição das forças de atração e repulsão.

Fique com o próximo vídeo, onde poderá ver como funciona a tecnologia ZeroN.

Fonte: ZeroN