Microsoft demonstrou software de tradução vocal com avatar real na TechFest 2012

Microsoft demonstrou software de tradução vocal com avatar real na TechFest 2012

12 de Março de 2012 1 Por Tiago

Imagine que poderia pegar num avatar com a sua própria cara, expressões e voz e utiliza-lo para falar (em videoconferência) numa língua que nem sequer conhece.

Pois bem, a Microsoft está a desenvolver um software, capaz de reunir em tempo real, múltiplas traduções vocais, usando a sua própria voz. Atualmente, o Monolingual TTS é capaz traduzir os seus discursos (embora não instantaneamente) em 26 línguas diferentes.

São necessários cerca de 60 minutos, para “treinar” e “familiariza” o software, nas diferentes expressões faciais e vocais de cada individuo (em particular), mas no fim, terá uma versão virtual, mas bastante real de si próprio.

A demonstração tomou lugar na exposição Microsoft TechFest 2012 e pelo que foi possível averiguar, o software até poderá misturar pronunciações de nomes de sítios em línguas estrangeiras, com a língua nativa do próprio utilizador.

Com a ajuda de uma webcam ou de um sensor Kinect, será ainda possível, criar um modelo tridimensional virtual da sua cabeça. Este modelo 3D animado, será o avatar de cada utilizador e terá capacidade de mexer os lábios, piscar os olhos e até mesmo mexer as sobrancelhas, tornando o boneco ainda mais real.

Veja como os investigadores da Microsoft desenvolveram o software Monolingual TTS.

Get Microsoft Silverlight