Micro robô origami que se dobra e move sozinho

Micro robô origami que se dobra e move sozinho

2 de Junho de 2015 0 Por Tiago

Desenvolvido no MIT este pequeno e incomum robô, que pesa apenas um terço de um grama e mede 1.7cm de comprimento, utiliza a arte do origami para se dobrar e mover sozinho.

Inicialmente, o robô aparenta ser apenas um pequeno papel liso (neste caso um wafer de polistireno). Mas quando ativado, através de uma pequena fonte de calor, este poderá tomar inúmeras formas complexas, que lhe permitem mover ou nadar, a uma velocidade de 3cm/s.

MIT robô origami - 1

Para se mover, o robô faz uso de dois conjuntos de ímanes: um íman de neodímio (integrado no próprio robô) e mais quatro bobinas eletromagnéticas, dispostas por baixo da superfície operacional. Estas atraem e repelem o íman do robô, permitindo-lhe dobrar-se nas mais diversas formas.

MIT robô origami - 2

Tecnicamente, o ciclo dos ímanes liga e desliga a 15Hz. Provocando o movimento do robô.

Assim que terminar de utilizar este micro robô origami, basta coloca-lo num recipiente com acetona e a estrutura externa irá dissolver-se completamente. Deixando apenas os ímanes.

Shuhei Miyashita, líder da equipa que desenvolveu este robô no MIT, apresentou o projeto no ICRA 2015 em Seattle nos Estados Unidos.

Futuramente, os cientistas esperam que o robô se dissolva completamente, seja capaz de se dobras dentro do seu próprio “corpo”, opere de forma autónoma e, por fim, desapareça sem deixar vestígios.

FONTE: IEEE Spectrum
Créditos da imagens: Evan Ackerman/IEEE Spectrum & MIT