Tecnologia

Mesa transformável capaz de replicar movimentos de objetos ou membros do seu corpo

Graças ao professor Hiroshi Ishii e seus alunos, do laboratório do MIT, agora é possível recriar uma versão virtual de nós mesmo e reproduzi-la fisicamente (em tempo real) através de uma mesa transformável.

Com a ajuda de um sensor, capaz de ler o movimento dos membros do nosso corpo ou de qualquer outro objeto, agora é possível interagir fisicamente, através de uma plataforma virtual.

Como pode ver na imagem abaixo, esta tecnologia copia o movimento das mãos do utilizador, transpondo-os para uma mesa transformável, permitindo-o interagir fisicamente com qualquer objeto que se encontre do outro lado.

Após ser lida pelo sensor, a informação 3D é enviada e processada por um computador, que irá fazer com que um conjunto de barras, no centro da mesa, se mova verticalmente. O resultado é, a réplica 3D de objetos em movimento.

Os investigadores acrescentaram um ecrã, em modo retrato, para que possamos ver quem se encontra do outro lado, a manipular os objetos remotamente.

O sistema permite ainda, reproduzir objetos virtuais remotamente. Desde pequenos objetos a mapas de cidades.

Este é mais um enorme passo rumo ao futuro da interação virtual/física remota, através de computador. Talvez um dia consigamos estar num sítio, sem realmente estar (fisicamente).

Fique com os seguintes vídeos, que comprovam o funcionamento desta tecnologia tangível.

Fonte: sloid.gizmond.com

Pode gostar também

Mais em:Tecnologia